Pesquisa em Pauta
Pesquisar é nobre. Publicar é uma honra!
"Quanto menos alguém entende, mais quer discordar."
GALILEU GALILEI
O que é plágio?
Assunto muito espinhoso, o plágio ronda as Instituições de Ensino Superior (IES) como um assunto sempre indesejado, mas presente. Trazem-se aqui alguns conceitos e medidas adotadas por IES pelo país.
"O plágio não tem nada a ver com a citação bem intencionada e referenciada a autores, com o uso de uma dissertação ou tese como ponto de partida para a construção de uma nova teoria, com a influência inspiradora de um músico, artista plástico ou coreógrafo, ou, ainda, com a coletânea histórica, poética, cultural devidamente caracterizada. No entanto, muitas vezes, o limiar entre o inocente uso das fontes e a cópia maliciosa é bastante estreito, dando margem ao crime, mas também a múltiplas situações de conflito". (PUC-Rio, 2012)
"O plágio acadêmico se configura quando um aluno retira, seja de livros ou da Internet, ideias, conceitos ou frases de outro autor (que as formulou e as publicou), sem lhe dar o devido crédito, sem citá-lo como fonte de pesquisa.
Trata-se de uma violação dos direitos autorais de outrem. Isso tem implicações cíveis e penais. E o “desconhecimento da lei” não serve
de desculpa, pois a lei é pública e explícita." (UFF, sd).
Segundo o professor da Faculdade de Direito (FD) da Universidade de Brasília (UnB) Othon Azevedo Lopes, o plágio em termos legais é a cópia de trabalho sem citação da fonte. Dessa forma, para se caracterizar como crime, o documento entregue pelo estudante tem de conter trechos idênticos na composição do texto. “Trata-se de uma avaliação da forma que envolve uma análise de até que ponto houve cópia”, diz.
Plágio e direito do autor no universo acadêmico - PUC-Rio.
Cartilha sobre plágio acadêmico - UFF.
Referências.
PUC-Rio. Plágio e direito do autor no universo acadêmico. Rio de Janeiro, 2012. Disponível em: <http://www.puc-rio.br/sobrepuc/admin/vrac/plagio.html> . Acesso em 04 jul. 2014.
UFF-PROAC. Cartilha Sobre Plagio Acadêmico. Disponível em: <http://www.noticias.uff.br/arquivos/cartilha-sobre-plagio-academico.pdf>. Acesso em 04 jun. 2014.
RABELO, Camila. Ideias Roubadas. Site do SECOM-UNB. Publicado em 14 jul. 2006. Disponível em: <http://www.secom.unb.br/unbagencia/ag0706-27.htm>. Acesso em 04 jun. 2014.