Pesquisa em Pauta
Pesquisar é nobre. Publicar é uma honra!
"Quanto menos alguém entende, mais quer discordar."
GALILEU GALILEI
Como escolher um orientador
A escolha de um professor orientador, seja qual for a forma do seu TCC, é um processo demorado e sensível, mas crucial para o sucesso de seu Trabalho. Alguns pontos devem ser analisados para tal escolha:
1. Que tipo de personalidade têm você e o professor? São personalidades compatíveis? Caso negativo, é melhor procurar outro.
2. Que resultado você espera de seu TCC? Alguns professores são mais rigorosos, outros mais maleáveis; uns buscam aprofundamento científico, outros apenas revisões ou algo mais superficial. Veja qual sua intenção.
3. Importante que o professor orientador esteja familiarizado com o tema. Em um exemplo, imaginemos um professor de Contabilidade Básica sendo convidado para orientar um TCC sobre linfócitos. Evidentemente ele pouco poderá ajudá-lo, por mais dedicado que ambos sejam.
Para a professora da PUC-SP, Jeni Turazza, a realização de uma monografia ou trabalho de conclusão de curso é um processo democrático e o aluno pode trocar de orientador quando necessário. "Se, ainda durante o desenvolvimento do trabalho, surgir algum problema referente à falta de compatibilidade entre orientador e orientando, é possível mudar de orientador".
4. Você deve ter afinidade com o orientador. Caso suas ideias e as do professor orientador não sejam parecidas haverá grande dificuldade durante todo o TCC. Busque professores que tenham uma visão semelhante à sua sobre o tema.