Pesquisa em Pauta
Pesquisar é nobre. Publicar é uma honra!
"Quanto menos alguém entende, mais quer discordar."
GALILEU GALILEI
Como escolher um tema de monografia ou artigo científico?
Segundo o professor Nascimento-e-Silva (2012, p. 7-8), a lógica dos trabalhos acadêmicos deve ser a “lógica das crianças”, pois essas estão sempre buscando respostas para suas dúvidas, uma vez que a criança está, incessantemente, descobrindo o mundo e, portanto, surgem dúvidas a todo tempo. Para o ilustre professor, o pesquisador científico deve buscar respostas para uma, e somente uma pergunta. Essas respostas devem ser explicadas (comprovadas).
Assim, a pergunta de pesquisa (tema, problema) deve ser explorada em profundidade.
Como formular a pergunta de pesquisa.
Se não houver uma pergunta que lhe indique o que você quer pesquisar, não há trabalho acadêmico. Nada adianta empregar diversas horas lendo e escrevendo, se você não tem uma pergunta (um tema) clara e definida.
Muitos acadêmicos de nossos cursos superiores passam quatro ou cinco anos na faculdade em busca de um caminho para seu trabalho de conclusão de curso, sem sucesso, pois não foram orientados sobre “como fazer a pergunta”. Na verdade, essa pergunta deve aparecer de forma individual, de acordo com as preferências e experiências de cada um. Assim, se durante uma de minhas aulas sobre Direitos Reais, estou explicando sobre “Usucapião” e um aluno tem um “insight”: ele se lembra de um problema que lhe ocorreu no passado, que ele não entendeu o que acontecia e estamos estudando o tema na aula, surge ali um momento mágico. Surge a curiosidade natural humana, imediatamente passam diversas possibilidade pela sua mente e o acadêmico se encontra com seu tema de pesquisa. Dali por diante ele poderá pesquisar em diversas fontes sobre “o seu tema de pesquisa”.
Quanto mais apaixonado pelo tema o pesquisador estiver, mais possível se torna sua pesquisa e, consequentemente, o sucesso de sua monografia.
Prof. Vilmar.
Referências:
NASCIMENTO-E-SILVA, Daniel. Manual de redação para trabalhos acadêmicos: position paper, ensaios teóricos, artigos científicos e questões discursivas. São Paulo: Atlas, 2012.